No passado dia 14 de Setembro, realizou-se em Braga e, pela primeira vez
com a organização do LAC- Liga de Aeromodelismo do Cávado- a 1ª prova LAC
F3C.
Antes de revelar os pormenores da prova, gostaria de salientar 2 pontos:
- Instalações e pista fantásticas. Após habituação e mapeamento mental do
posicionamento de algumas árvores, voar naquela pista é uma experiência
gratificante. As estruturas de apoio (desde o pequeno “hangar”,
estacionamento coberto, etc) fazem deste clube o melhor dos que já visitei e
voei...
- Pessoas/ organização: Sempre solícitas e disponíveis em quantidade
(inicialmente, um pouco nervosas como é normal) estiveram à altura do
desafio. Parabéns!
Com 2 inscritos no Nacional, na ordem da classificação final da prova:
1º Sérgio Cruz
2º Hélio Pereira (participação nesta classe por já ter assegurado o título
nas provas anteriores na classe de Iniciados)
E 6 na classe de Iniciados, na ordem da classificação final da prova:
1º Rui Guimarães
2º Fernando Almeida
3º Valter Silva (estreante em provas F3C)
4º Armando Gomes
5º Adérito Costa (estreante em provas F3C)
6º Bento Campos (estreante em provas F3C)
De salientar as estreias de 3 pilotos nesta competição! O que prova que o
interesse e entusiasmo pela modalidade vai captando a espaços, novos
entusiastas.
Pena não se conseguir sustentar no tempo
estes novos elementos-
ver breve reflexão sobre as possíveis causas, na reportagem da prova de F3C
do CAN de 2008.
O dia, com vento fraco começou com a decisão de se realizarem as 2 mangas
consecutivas da classe Iniciados devido à necessidade de reorientar o campo
de vôo para a classe do Nacional- por causa da posição do Sol e necessidade
de realizar as manobras de translação/acrobacia a altitude elevada.
Foi bom ver pilotos novos nos Iniciados a desafiarem os habitués e
intrometerem-se no pódio! Pena o carácter regional destas participações,
muitas vezes, cingidas apenas às provas organizadas pelos clubes nos quais
estão filiados. No final, acabou por ser mais importante a participação de
todos os presentes (pilotos, juízes, júri, restantes quadros de prova e
excelente organização), provando que faz falta quem lá está e faz por isso.
A prova decorreu em bom ritmo e com excelente espírito de convívio e
colaboração entre todos. As 2 mangas do Nacional foram antecedidas pelo
almoço: feijoada e bacalhau com natas soberbamente servidos e regados com as
mais diversas bebidas... Very Happy
Devo louvar, pela 4ª vez em 5 provas realizadas esta época, a presença de um
representante da FPAM. Sinceramente, espera-se que esta presença consiga
estreitar as relações entre a FPAM e os restantes actores do F3C, pois, só
assim podemos permitir a sua natural evolução em equidade com as outras
modalidades.
As demonstrações de F3A no meio de uma prova de F3C, provaram que a
coexistência entre as várias modalidades é possível e desejável. Permitiram
também (no meu caso), ver o outro lado de modalidades que não praticamos.
Exibiram-se 3 gerações: 7, 17 e 47 (?) anos. Fantástico!
Esperemos então, que mais pilotos possam participar para o ano, sejam do
H13, sejam de qualquer outro clube!
Texto de:
Hélio Pereira
Fotos cedidas por: Rui Guimarães