HANGAR 13
 
 
Home
O Hangar 13
Aeronautica
Aeromodelismo
Reportagens
A Pista
Calendário Nacional
Informações Técnicas
Downloads
Links
Contactos
 
Visitante Nr.
 
Act. 26/Dez/08

 

Regras Gerais de Segurança

1. Elabore uma lista de Verificaçõe certificando-se de que tudo está em condições para poder ir para o campo de voo. Deverá ter mantido as baterias à carga durante a noite.

2. À sua chegada ao campo, antes de mexer no emissor, verifique o quadro Controlo de Frequências. Só deverá ligar o seu rádio quando a sua frequência estiver disponível.

3. Se houver duplicação de Frequências, coloque-se perto de quem utiliza a mesma e esteja atento aos que vãoo chegando, para ver se têm o mesmo cuidado;

4. Antes de descolar o seu aeromodelo, verifique:
(a) se todas as superfícies móveis funcionam correctamente;
(b) se o rádio tem alcance de emissão;
(c) se os “trims” do rádio estão na posicão correcta;

5. Não faça incidir os gases de escape do seu motor na direcção dos outros praticantes;

6. Aconselhe o público a afastar-se, pois existem perigos inerentes ao funcionamento dos modelos;

7. Observe as regras específicas dos recintos privados, cedidos obsequiosamente como Bases Militares e Aeródromos Civis, etc., e especialmente não deite lixo no chão. Mantenha o campo de voo tão limpo quanto o desejaria encontrar quando chega;

8. Controle a carga das suas baterias; se não tiver verificador de carga, faça no máximo SEIS voos de 10 minutos;

9. Veja onde está o Sol e evite ficar encandeado com ele; não voe junto a cabos aéreos ou outros obstáculos.

10. Depois do motor afinado e do teste com o modelo a 45o, certifique-se de que a Pista está livre e prepare a sua descolagem avisando em voz alta: “VOU DESCOLAR”. Nunca descole do “taxi-way” ou de junto da sua caixa de campo. Role até ao local de descolagem

11. Após a descolagem, execute sempre a volta inicial para o lado oposto de onde você se encontra e de onde se situam os espectadores e os veículos; NUNCA execute quaisquer manobras sobrevoando os locais referidos;

12. Não deixe o seu modelo distanciar-se demasiado: a definiçãao da sua atitude torna-se precária e, se o motor parar, torna-se difícil trazê-lo de regresso;

13. Ao decidir aterrar, avise em voz em voz alta: “VOU ATERRAR”;

14. Em caso de emergência, ALERTE os demais para lhe facilitarem a manobra e para os precaver do perigo;

15. Controle o tempo de voo, para não entrar em falta de combustível.