HANGAR 13
 
 
Home
O Hangar 13
Aeronautica
Aeromodelismo
Reportagens
A Pista
Reportagens
Calendario
Downloads
Links
Contactos
 
Visitante Nr.

 

Rotor Wings 2008
Prova Nacional de F3C (I, N)

22 Junho


1- INTRODUÇÃO (breve história que motivou a realização da prova)

O Hangar 13 (H13), decidiu organizar a RotorWings 2008, sua primeira prova de F3C- Helicópteros de acrobacia- após um seu associado se tornar o vice-campeão em 2007 nesta modalidade e pelo H13, na classe de Iniciados.

Actualmente, a modalidade apresenta 2 classes de competição: Nacional e Iniciados. Todos os pormenores da modalidade podem ser vistos na página da Comissão Técnica no link:

http://www.fpam.pt/f3c/principal.html
Sem saber no que se estava a meter, reuniu esforços e planeou o máximo que pode, a realização do evento. Até ao dia da prova, experimentaram-se várias sensações: ânimo, desespero, organização, desalento pela falta d e suporte de alguns dos intervenientes, a alegria do aparecimento de algumas boas surpresas.


Segundo o testemunho do nosso vice-campeão, esta acabou por ser a prova em que , aparentemente, mais sócios se envolveram na organização e no próprio dia da prova. O mesmo disse estar habituado a haver menos gente a tratar do assunto... Obrigado, aos sócios do H13 pela preciosa ajuda!

Chegado o dia da prova, com a “sombra” do LisboaBikeTour a impedir a fluida circulação pela Ponte Vasco da Gama, elo de ligação primordial de Lisboa à nossa pista, pudemos observar o seu desenrolar conforme se descreve abaixo.

A ansiedade era muita. Pela responsabilidade. Por ser a 1ª vez. Por duvidarmos ser capazes. Mas, são nestes momentos que se revela o carácter e a identidade: Força, ou, fraqueza. Vejam abaixo o resultado do teste.

2- A PROVA

Concorrem 6 pilotos sendo que a classificação final definiu as seguintes posições:

Classificações

ResultadosIniciados.jpg

ResultadosIniciados.jpg

Faça aqui o download do Relatório do Júri...

  A prova decorreu com grande espírito de entre-ajuda e camaradagem, conforme parece ser apanágio das competições de F3C.
O calor apertou. A sombra preciosa foi saboreada sempre que possível. As bebidas frescas à descrição e oferecidas pela organização, permitiram enganar os mais de 30ºC e a espera pelo almoço.
Com o vento a soprar, por vezes nos 10 a 12 km/h, com variação na intensidade e sentido, a precisão nas manobras puxava por toda a perícia dos pilotos.
Nas manobras junto ao chão, a poeira levantada pela projecção do ar pelos rotores, além de perturbarem a execução, tornaram o cenário... Interessante. Não fossem as carpetes cedidas pelo sócio Paulino (obrigado!) e a festa ainda seria mais interessante.


Embora, tivesse começado atrasada (atalhavam-se alguns pormenores da organização, e pela chegada de alguns intervenientes “presos” na Ponte Vasco da Gama), a prova acabou por decorrer em grande ritmo com o Nuno Catalunha implacável na utilização do tempo determinado. Além disto, graças a uma colaboração com a Associação de Modelismo Verde Horizonte, através do Rodrigo Assunção (Obrigado!), conseguiu-se optimizar pela via informática, o registo e cálculo das classificações. José Borges (o chefe do secretariado) a teclar, impressora a trabalhar!
Foi nestes momentos que a interligação e ajuda dos sócios que compareceram foi muito importante:
- António Nunes;
- José Vintém (fornecedor do 1º gerador**);
- Pedro Jorge Franco (fornecedor da coluna de som);
- Jorge Paulino (doador da alcatifa);
- Nuno Catalunha (Chefe de Pista);

(** José Vintém teve o azar de gripar o motor do gerador que, gentilmente, cedeu para alimentar os PC’s e sistema de som. Valeu o auxílio de Rui Crespo, representate da Maxipotência, que disponibilizou em apenas alguns minutos um outro gerador).

Finda a prova, foram afixados os resultados, entregues os troféus, ofertas e prémios especiais*...
Seguiu-se o almoço no restaurante “Adega do Mocho”. Neste, serviram-se fartas e deliciosas sopas acompanhadas de bifanas no pão e batatinhas onduladas. Foi agradável e diferente. Serviram-se sobremesas e cafézinhos e depois... cada um zarpou para o seu quadrante, Norte, Sul, Centro. Ficaram alguns sócios para voltar à pista e repôr as suas condições normais. O José Borges, num esforço pessoal ficou na pista, acompanhado de familiares a guardar o equipamento para os restantes poderem almoçar tranquilos.
Até ao final da tarde, assistiu-se a um show do “Sir” Richard Wallinger com os seus helicópteros de escala, 1 deles com uma turbina protótipo seu e em ensaios. Encheu os olhos com vôos de escala e autênticas brincadeiras nas clareiras dos sobreiros e junto destes. Um menino de 64 anos com espírito brincalhão de 4... Deu prazer vê-lo “brincar” daquela forma.
Abaixo deixamos a devida apresentação deste “englishman in Atalaia/Montijo”

3- *A SURPRESA

Bom... O Hangar 13 idealizou e, felizmente, graças a 1 dos patrocinadores (Obrigado, LN MOLDES!), conseguiu abrir um precedente: suporte parcial de despesas de 1 juíz que se deslocou de longe e prémios em dinheiro para os pilotos com direito a lugar no pódio.
Pensámos ser um incentivo para a competição e, paralelamente, uma forma de se poderem compensar os investimentos que os pilotos fazem para participar nestas provas. Principalmente, aqueles que se deslocam de longe. Esperamos ter sido do agrado dos pilotos. Gostaríamos de dar mais, mas, creiam ser um esforço que o Hangar 13 fez, contendo-se até noutros custos que poderiam ter um impacto visual superior. Esperemos que seja possível seguir este caminho noutras provas desta e outras modalidades.

O nosso associado, Hélio Pereira, decidiu oferecer o seu prémio monetário relativo ao 1º lugar na categoria de Iniciados, no valor de €50, à instituição Sol dos Meninos da freguesia do afonsoeiro(Montijo). Esta, concentra a sua actividade a cuidar das crianças desfavorecidas do Concelho do Montijo. Um grande bem haja pela sua acção e que continuem o seu excelente trabalho em prol dos mais necessitados!

4- O PRÉMIO PARA A ORGANIZAÇÃO


Cosideramos um prémio inesperado, a participação, do sr Richard Wallinger. Para quem não conhece, o dono da Midland Helicopters. Actualmente, a residir em Portugal, confessou adorar o nosso país e vibrar com qualquer manifestação desportiva ou de lazer relacionadas com helicópteros RC. Um senhor fantástico, bem disposto, disponível para contar as suas peripécias pelo nosso país e desenvolvimentos tecnológicos nos seus helis.


O Sr. Richard Wallinger acedeu ao nosso pedido e submeteu-nos por e-mail o seu testemunho em jeito telegráfico. Digam lá que não é uma delícia?

“hi yall..... thank you for a great days flying....your NOVELTY event was fun
. this is not a SERIOUS competition event and should be on time only.
lots of fun for the new pilots. my heli was a good advantage ...it was so big i have 50 cm of attacking skids. plus being so heavy ,the wind has little effect. you have a great bunch of guys there . i was pleased that so many spoke some english. my pt is not so good. my turbine motor was faulty at the weekend. the performance was very low and the acceleration was slow. i removed the turbine today and four of the twelve vapouriser tubes had made a bid for freedom. the poor turbine wheel was damaged and only produced power at higher than normal rpm. this turbine is the original one from 2000. my four stroke heli , the red one, a WESTLAND SCOUT.in jordanian air force colours.with some german stickers. flies for 40 minutes on 600cc of 12. 1/2% COOLPOWER model fuel. and the turbine only flies for 5 minutes on the same 600cc tank. i use jet A1, only 1 euro per litre.with 3% two stroke oil added for the ceramic bearings lubrication.
the food was great this was the first time i have the fish soup in portugal. i must recommend it to my english friends.
i am looking forward to your next event for the water babies. i see last year on the net . it looks great fun. the good fun for the heli pilots . is to touch down inside the floating circles around 3mtre diameter. the pilot must take off from the shore and touch the water with his floats in each of the 5x large 3mtr hula hoops. and then land back on the shore in the square to stop the clock. naturally there are penalties for touching the plastic circles. say plus 10 seconds for each touch of the circle. the winner is usually the slowest guy who touches inside each circle. with no penalties added. you may need a rescue boat on stand by..
please email me the location for this water event. bi for now, richard in alvito”


5- AGRADECIMENTOS


Queremos agradecer a todos os que compareceram e tornaram possível a prova:
- Pilotos;
- Juízes;
- Júri;
- Sócios;
- Público;
- AMHV / Rodrigo Assunção;
- Câmara Municipal do Montijo (monetário e outros);
- LN Moldes (monetário);
- Grotomodelismo (1 RoboCopter);
- Helivoo (1 simulador de vôo);
- Maxipotência (gerador);
- Sumolis (bebidas);
- Aerokit (peças e ferramentas para helimodelismo);

6- PARA O ANO HÁ MAIS?


Tão certo como a dúvida! Ainda estamos a recompôr-mo-nos desta. Depois logo se vê. Foi muito giro e recompensador ver o resultado de tanto trabalho, planeamento, organização. Algumas situações poderiam ter corrido melhor, mas, de certo que o balanço é positivo!



Um bem haja a todos. Bons vôos!















 



















1     2     3     próximo >



Patrocínios



22 Junho

22 Junho

22 Junho

22 Junho

22 Junho

22 Junho

22 Junho