HANGAR 13
 
 
Home
O Hangar 13
Aeronautica
Aeromodelismo
Reportagens
A Pista
Reportagens
Calendario
Downloads
Links
Contactos
 
Visitante Nr.

 





   No passado dia 6 de Julho, realizou-se o II Troféu CAN F3C, como o próprio nome indica, organizado pelo CAN- Clube de Aeromodelismo do Norte. Sendo a prova que à data, menos concorrentes apresentou (2 nos Iniciados, 1 no Nacional), a acontecer o correcto averbamento dos resultados de todas as provas de F3C de 2008, serviu para consagrar os campeões de 2008 nas categorias em disputa:
- Nacional: Sérgio Cruz;
- Iniciados: Hélio Pereira.
 
A prova, mesmo com a ausência dos pilotos, algo que não se percebe e aceita na zona onde se concentram os mais activos da modalidade, primou pela excelente organização e acolhimento do CAN, coordenação dos juízes, júri e restantes quadros de prova, bem como, o empenho dos pilotos na execução das manobras.

Os resultados finais foram:
Nacional
1º Sérgio Cruz
 
     
Iniciados
1º Hélio Pereira
2º Rui Guimarães

A corolar a organização, apareceu uma equipa da RTP que emitiu 2 directos e a reportagem no Jornal da 1 na RTP1.
O link para a reportagem é: www.rtp.pt/...
Enfim, a glória da divulgação nos “media” numa prova com apenas 3 concorrentes. Esperemos que a presença de um elemento da Direcção da FPAm sirva para esta entidade reflectir sobre o resultado das suas atitudes,
 
totalmente contrárias às suas pretensas    
intenções de fomento da competição.

Os clubes organizadores de provas, com esta adesão de pilotos têm uma palavra a dizer. Uma reflexão a fazer. O mais fácil é desistir de as organizar. A alternativa será questionar todos os envolvidos (FPAm, quadros de prova, pilotos, etc) sobre o que os deixou de mover. Esta modalide, aliciante pela dificuldade e beleza que pode apresentar, já chegou a entusiasmar tantos pilotos que foi necessário encerrar inscrições numa prova em 2006.
 
    
  Resultado: ao invés dos parabéns e do incentivo para continuarem, assistiu-se ao que todos sabem, com mais um clube que a partir de 2008 já não organiza qualquer prova oficial. Fantástico.
A todos os envolvidos ainda activos nesta competição, existe um sentimento de frustração pelo esforço não reconhecido e gastos que incorrem (para quem se desloca 300km e pernoita junto ao local da competição, o custo de cada participação varia entre os €150 e os €200).
     
  A última prova de F3C de 2008, realizar-se-á em Setembro no LAC em Braga, com data por definir, pois, foi pedida uma alteração. Esperemos que por ser a última e pelo facto do clube organizador ser apresentado como tendo condições excelentes para o aeromodelismo, a participação ao nível dos pilotos seja mais numerosa que no CAN.
     
Até breve,,
Hélio Pereira”
Fotos cedidas por Luís Delgado (Juíz F3C)